Nome do Projeto: Gastronomia Portuguesa – “FoodLabs” Locais
Destinatários: Comunidades Intermunicipais, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações de Desenvolvimento Local e Regional
Breve descrição do Projeto: Portugal, o país da boa comida, dos bons ingredientes e das boas gentes, é detentor de um almanaque gastronómico impar no mundo, cuja dispersão importa concentrar num esforço concertado entre populares, produtores, associações locais, confrarias, agentes turísticos, associações de desenvolvimento regional e local, autarquias locais (Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia) e comunidades intermunicipais para que o conhecimento, as técnicas, os ingredientes e os saberes-fazer de outrora não se percam.
Malhar o trigo, usar o forno, ceifar o centeio, matar o porco, vindimar, colher a azeitona, salgar a sardinha, preparar o azeite, fumar o enchido, juntar na cooperativa o leite dos seus animais, praticar a arte xávega com aqueles que preservam as mesmas memórias, enfim. A riqueza das atividades gastronómicas, a montante ou a jusante, assim o era porque se desenrolavam à volta das comunidades locais.
Estamos no momento certo para identificar e catalogar todo esse acervo, diferenciar a oferta turística local, escolher e promover produtos gastronómicos embaixadores e transformar em único aquilo que se julga ser de todos ou de outros, numa permanente construção de identidade e autenticidade. Só com estas caraterísticas (os saberes e a disponibilidade locais) podemos afirmar uma Cozinha popular, local, tradicional de Portugal, com fibra, génese, matriz e futuro. É necessário voltar a experimentar o que já caiu no esquecimento, qual laboratório de vida, com a força e o saber local.
E isto urge. Arriscamo-nos a perder, em cada terra, todas as fontes de informação não documentais e a deixar ir na miscelânea dos tempos a confusão gastronómica que já se impõe, por força dos esforços de outros países na promoção da sua gastronomia através de políticas estruturadas de gastrodiplomacia (e com um meritório trabalho como França, Japão, Perú, Itália).
A Gastronomia Portuguesa é um laboratório de experimentação viva e de divulgação das tradições, rituais, celebrações, ingredientes, técnicas enquanto atua como um catalizador para a obtenção de benefícios de posicionamento diplomático e cria experiências turísticas únicas em co-criação.
Principais linhas de ação: Recolha e levantamento de tradições gastronómicas, análise de informação, recolhe de fontes documentais e orais, análise de técnicas, criação de festivais gastronómicos, livros de receitas, recolha em vídeo, elaboração de documentário, oferta turística diferenciada, co-criação, …
Autoria: Óscar Cabral
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