“A que sabe o Arade? – Uma tertúlia Gastronómica”

Créditos: Município de Silves

“A que sabe o Arade? Uma tertúlia Gastronómica”

Organização: Teia d’Impulsos (Associação Social, Cultural e Desportiva)

Data: 07/04/2022, Teatro Mascarenhas Gregório (Silves, Algarve)

Descrição: Integrado na 6ª série do Teia D’Ideias que tem como tema principal “Terras do Arade – Valorizar o Património”, o foco incide na valorização dos diferentes tipos de património presentes no Algarve, nomeadamente dos concelhos de Lagoa, Monchique, Portimão e Silves. A Teia D’Impulsos convidou o Chef Óscar Cabral para ser preletor no 3º episódio desta série com o tema “A que sabe o Arade? – Uma Tertúlia Gastronómica”.

Tipo: Evento de discussão e valorização da Gastronomia local das Terras do Arade (Silves, Portimão, Monchique, Lagoa); debate entre vários atores da gastronomia local e regional

Intervenientes: Chef Óscar Cabral (Consultor Gastronómico, Chef, Docente), Dra. Rosa Palma (Presidente da CM Silves), Aníbal Neto (consultor vitícola/agrícola e coordenador da Rota dos Vinhos do Algarve).

Destinatários: Público em geral

Descrição:

  • Evento de debate gastronómico gastronómica criado com o objetivo de discutir a gastronomia local e a sua interconexão com os vinhos nos Municípios que se aproximam do Rio Arade
  • As perguntas a que se procuraram responder foram:
    • Podemos falar em património gastronómico das Terras do Arade.
    • Como promover a nossa gastronomia local?
    • Como promover os produtos locais das Terras do Arade? Que exemplos de boas práticas? A potencialidade dos Vinhos do Algarve.
    • Como fomentar o consumo dos produtos locais / promover a economia circular e mais sustentável.

O Chef Óscar Cabral apresentou as caraterísticas do património gastronómico, a diferença entre patrimonialização e museificação (que se quer distanciar da Gastronomia) e ainda as 9 etapas para promover a gastronomia local. Apresentou ainda o trabalho de recolha e sistematização do prato de milhos aferventados, inspirador para a criação das 1ªs Jornadas de Gastronomia em Portimão.

Créditos: Município de Silves